Pular para o conteúdo principal

JOGO AMERICANO DE TECIDO COM APLICAÇÕES DE FLORZINHAS DE CROCHE (CROCHET) e RECEITA DO BOLO DE CHOCOLATE




Olá, amiga(o)!

Hoje quero te mostrar duas coisas:
  • O INDIVIDUAL DE TECIDO COM FLORZINHAS APLICADAS NO BOLSO DE TALHERES, que não fui eu quem fez. Eu o comprei em Tiradentes - MG, uma cidade histórica de um charme muito especial. Quem o fez, deu um toque especial ao individual aplicando minusculas flores de crochê no bolso destinado ao guardanapo. Essa é apenas uma sugestão para os seus futuros bordados. A finalidade deste blog é falar de crochet. Mas não resisti sem passar a receitinha do meu melhor bolo para vocês. 






MEDIDAS DO INDIVIDUAL DE TECIDO:
  • 45 cm de largura X 33 cm de altura
     Bolso:
  • 11 cm de altura X 9,5 cm de largura.



  • A receita de um BOLO DE CHOCOLATE SEM FARINHA DE TRIGO E SEM LEITE, delicioso... Na sua massa vai coco ralado desidratado, que não hidrata totalmente... Isso que dá uma certa crocância ao bolo. Ele não chega a estalar quando o mordemos mas podemos sentir que é o coco ralado, que ainda está firme. Posso te dizer que ele não se dissolve... Gosto muito dessa textura... Veja o quanto ele fica fofinho, lindo e delicioso. Os pontos mais claros na massa são do coco ralado. Na cobertura vai creme de leite... Todos que provam desse bolo pedem a receita. 







Faço para os meus filhos, desde que eram bem pequenininhos. Eles sempre estão pedindo mais e mais... Huuuuuum!!! É muito gostoso e muito fácil de fazer.  Faça e depois me fale o que você achou. 

DICA: Asse-o em em forma redonda e grande (a minha tem 24 cm de diâmetro). Na forma pequena ou média ele transborda, quando esta assando.

Não se esqueça de me dizer o que achou, ok? 




BOLO DE CHOCOLATE SEM FARINHA DE TRIGO E SEM LEITE

INGREDIENTES
6 ovos;
2 colheres, das de sopa, de margarina;
6 colheres, das de sopa, de açúcar cristal
6 Colheres, das de sopa, Nescau. Toddy ou Nescau? Eu prefiro o Nescau, porque ele é mais achocolatado que o Toddy. O Toddy contem mais açúcar e bem menos chocolate;
150 gr de coco ralado;
1 Colher, das de sobremesa, cheia de Pó Royal
MODO DE FAZER:

Bata todos os ingredientes no liquidificador, colocando por último o Coco e depois o Pó Royal.
 Unte a forma com margarina apenas...
Levar ao forno quente. Asse por 40 minutos ou mais. Se você tiver duvidas quanto ao ponto do bolo, faço o teste do palito... Enfie um palito no bolo e retire. Se ele sair limpo, o bolo está no ponto certo. Se sair sujo deixe assar por mais tempo. Eu prefiro os bolos mais assados. Eles saem mais facilmente das formas...
COBERTURA:
1 Colher, das de sopa, de margarina;
3 Colheres, das de sopa, de açúcar;
4 Colheres de Nescau;
1 caixinha de Creme de Leite da Nestlé. 
Recomendo o da Nestlé porque os outros os outros são muito ralos ou muito gordos.
MODO DE FAZER: 
Leve tudo ao fogo e mexa té que o fundo da panela apareça. Esse é o ponto da cobertura.  

BOM APETITE!


Imagem da receita para você imprimir...


BOM APETITE!



Abraços com carinho,

Comentários

  1. que belleza! las flores estan divinas! y el pastel.... me das? ☺
    cariños desde aca y buen fin de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo seu carinho e atenção, Carmen Tye! Bjs

      Excluir
    2. A. receita do bolo e boa, oj ogo americano so valeu a ideia do p orta guardanapo.Gosto de receber suas receitas tem sempre ideia interessantesBJOS.

      Excluir
    3. Que bom que gostou, Rita! Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  2. Oi Sônia Maria!
    Que lindas estas florzinhas ficaram! Hum... mas bom mesmo é este bolo, estou com água na boca,rsrs. Já copiei a receita pra fazer, depois te falo.Obrigada pela receita.
    Tenha um ótimo final de semana
    Bjus Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, querida! Você vai gostar com certeza... Muito obrigada pelo seu carinho e atenção,Rose! Bjs

      Excluir
  3. Huuummm...
    Pena que não consigo passar sob a mesa,pois esse bolo merece!
    Bjos,Nena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :)))) Só rindo, Nena... Você é especial... Muito obrigada pelo seu carinho e atenção,amiga! Bjs

      Excluir
  4. Vou experimentar fazer!Deve ficar bem fofinho!!Faz dias que não fasso bolo!!O Pó royal é pó para pudim?Acho que é né?!É o único que conheço,se não for me avisa.
    Bjinhos e tenha um final de semana doce!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai gostar, Marcia! O Pó Royal é o Fermento em Pó... Muito obrigada pelo seu carinho e atenção, amiga! Bjs

      Excluir
  5. oi, Sônia, quanta novidade maravilhosa, parabéns,
    acompanhei o sucesso do ponto segredo, fiquei muito feliz por você.
    fiquei imaginando quanto tempo você levou para criar esse ponto lindo....
    uma coisa que me intriga : é como que uma algo que não existe é criado????é uma idéia súbita, ou vem vindo aos poucos????????
    Bem, que seria de nós se não fossem os inventores???????
    bem, deixando de lado a s divagações, quero te desejar um lindo fim de semana,
    quem sabe não nasce mais novidades???????
    te admiro..
    P.S: você é muito bonita!!!!!!
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Eliana Marise! Menina foi um auê no mundo inteiro... Levei pouco tempo para criá-lo... Na verdade vi uma bolsa de marca, de couro legítimo e muito cara... Seu preço, uma pequena fortuna... Fiquei namorando a bolsa e de repente veio a ideia de tecer no crochê um ponto que o seu movimento se parecesse com os cortes no couro... Daí deu naquele ponto... Simples assim... Muito obrigada pelo seu carinho e atenção! Bjs

      Excluir
  6. Oi Sonia Ma.
    Nao sei do que gosto mais....o jogo americano com florcinhas ....o bolo com chocolate,jejejeje
    Obrigada pelas receitas.
    Un beijo e que tenha um lindo fim de semana
    Miva

    ResponderExcluir
  7. Esse jogo americano é lindo demais, bem criativo, ótima idéia. E este bolo então é covardia heim??? Dá água na boca hehehehe
    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Hmmm.. yummy... Looks very delicious. I like chocolate very much.. And the flowers is cuties..

    hugs,
    thata

    ResponderExcluir
  9. Ola!
    Vim fazer uma visita.
    Pois,gosto de croche tbm.
    Parabens!Tem muita coisa legal aqui.
    Venho mais vezes aqui.
    Sera q posso adicionar nos meus favoritos o seu blog???
    Ate+....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que sim... Vou te fazer uma visita... Muito obrigada pelo seu carinho e atenção! Bjs

      Excluir
  10. Lindo o jogo americano! ...e o bolo, então.!!!


    Beijinhos
    Ana

    ResponderExcluir
  11. Está espectacular, amiga!
    ès uma artista fantastica, adoro o teu trabalho!

    ResponderExcluir
  12. Sônia!

    Eu fiz o bolo ontem, q maravilha de receita, não fica doce demais, fica na medida certa!
    Já entrou p/ minha lista de receitas favoritas, obrigada, eu realmente adorei!!!

    Bjos
    Michele.
    chelymonteiro@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou feliz por saber, Michele! Muito obrigada pelo seu carinho e atenção! Bjs

      Excluir
  13. Olá,
    Costumo visitar muitos blogs, mas o seu está especial.
    Sem desmerecer os outros, todos muito bons,a maneira como posta é genial.
    Estou montando um blog também, vc é uma de minhas musas inspiradoras.
    O bolo é 1000000000000000000000
    Sua xará, Sonia
    sonapoli@gmail.com
    Beijão no coração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou feliz por saber que vc gosta do meu blog. Muito obrigada pelo seu carinho e atenção, Sonia! Bjs

      Excluir
  14. olá Sonia sos una crochetera y cocinera como ustedes dicen de MAOS CHEIAS PARABENS!!!! Ese bolo es muy tentador y lo voy a hacer cuanto antes y luego te cuento como salio. besos Ceci.

    ResponderExcluir
  15. Eu não tinha visto essa receita não Sonia. Na época que você postou eu ainda não tinha e nem sabia o que era um blog :). Já levei para meu arquivo do Pinterest, vou fazer na próxima semana. Adoro essas receitas alternativas, por gosto e também por necessidade de manter dieta sem açúcar e sem farinha. Bj
    Joana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vc gostou, Joana! Vc viu a recomendação para usar forma grande? Depois me diz o que vc achou... Bjs

      Excluir
    2. O jogo americano é uma delicadeza só! Parabéns à artesã que o confeccionou.
      Esse bolo parece uma delícia!!! Obrigada pela receita!!! Já anotei e vou tentar fazer.
      Sônia, eu não sei se a forma que tenho em casa é grande (ou se é média ou se é pequena...). Você pode me passar uma referência? A forma ideal tem quantos centímetros de diâmetro? Ou uma referência do tipo "preencher a forma só até metade"? Ou outra referência que você considere adequada...
      Obrigadão!!! E parabéns pelo blog, sempre lindo e especial!
      Bjs,
      Maria

      Excluir
    3. Maria minha forma, redonda grande, tem 24 cm de diâmetro. Ele cresce muito no forno, quando está assando, mas depois ele reduz de tamanho, mesmo você não abrindo o forno. Quando você o retira ele não é tão alto assim... Mas se colocar numa forma média ele transborda e o forno fica um horror sem dizer no cheiro de queimado na casa toda... Beijos

      Excluir
    4. Muito obrigada pelo retorno, Sônia!!!
      Sim, eu sei bem o que é sujar o forno com bolo que transborda... já fiz isso um tempo atrás, com outra receita, e é mesmo um horror! Por isso, fiquei preocupada em não usar uma forma adequada dessa vez.
      Vou ver se acho um tempinho para fazê-lo neste final de semana. Meu marido ficou babando com a foto do seu bolo...rsrs
      Obrigadão!
      Bjs e bom fim de semana!
      Maria

      Excluir
    5. Estou feliz por saber, Maria! Depois me diz o que você achou, ok? Beijos

      Excluir
    6. Sônia!
      Eu fiz o bolo e ficou delicioso!!!!!!!! Fez o maior sucesso por aqui. Já vai para o meu caderninho de receitas preferidas.
      Só fiz uma substituição: como eu não tinha achocolatado em casa, troquei pelo chocolate em pó da Nestlé. Ficou maravilhoso também!
      Obrigadão!
      Bjs,
      Maria

      Excluir
    7. Que bom saber, Maria! Assim temos mais uma opção... Muito Obrigada, por me deixar saber que você o fez e gostou. Estou feliz por saber que já é um dos preferidos da família... Obrigada pelo seu carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  16. Achei a receita do bolo , que delicia deve ficar e vou fazer um fim de semana. obrigada querida amiga, teu blog é recheado de maravilhas. bjinhos!

    ResponderExcluir
  17. Sónia...levo a receita do bolo pois parece delicioso e adorei o jogo americano!
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique a vontade! Você vai adorar, com certeza! Obrigada pelo carinho, amiga! Beijos

      Excluir
  18. procuro sempre fazer doces sem farinha... obrigada pela receita, e para seus projetos tao bem explicados.

    ResponderExcluir
  19. Bom dia Sónia. Adorei o seu post que como sempre nos enche a alma!!! Já guardei nos meus favoritos pois tenho difildade em entrar no seu blogue mas penso que se deve ao meu computador que está a precisar de uma revisão!!! Obrigada pela sua sempre grande disponibilidade!!! Desejo-lhe uma boa semana bem como para todos os seus com destaque para a Isabela!!!
    Obrigada uma vez mais.

    Isabel Tiago

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isabel, você é uma amiga muito querida! Que pena que não consegue navegar no meu blog... Meu blog é pesado devido as fotos. Trabalho muito com fotos. Isso para alguns computadores é fatal... Amiga, obrigada pelo carinho que você sempre teve com a Isabela. Ela agora já consegue identificar seu nome no quadro que você a presenteou. Aponta o dedinho e diz: vovó, aqui está escrito I- sa-be-la... Uma gracinha!
      Muito Obrigada pelo seu carinho e amizade! Beijos

      Excluir
  20. Olá Sônia Maria agora nos passando receita de bolo como sempre com a mesma doçura de nos ensinar crochê, adorei a receita vou fazer me parece ser muito apetitoso..Deus Te Abençoe grandemente Querida..Sucesso sempre!!!..bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, Neldeni! Deus a abençoe também! Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção! Beijos <3

      Excluir
  21. Amiguinha,

    O seu bolo parece ser delicioso, (vou experimentar).
    E servido sobre o seu lindo trabalho, só lhe digo que ficou tudo 5 estrelas.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Andrade, muito obrigada pelo seu carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir

  22. 15:18 (Há 20 horas)
    Via Gmail:

    Obrigada amiga, adorei tuas receitas! O bolo deve ficar uma delícia! Com certeza vou fazer e depois te falo.
    Fico muito feliz com teu carinho.
    Bom fds. Beijão!!!
    Neiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neiva, muito obrigada pelo seu carinho e atenção! Vou aguardar notícias suas... Tenha um lindo dia... Beijos

      Excluir
  23. Querida Sônia amei o jogo americano, mas devo confessar que fiquei com água na boca por esse bolo, vou levar a receita. Eu fiz um gorro inspirado no que vc criou e postei com os devidos créditos, passa por lá quando tiver um tempinho, sei que é muito ocupada. agradeço sempre por sua generosidade.
    Beijos e fique com Deus,
    Marlene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marlene Pires estou feliz por saber que teceu o gorrinho. Vou lá agora ver e volto para anotar aqui no blog que você o teceu e para fazer um link para o seu. Muito Obrigada por me avisar, amiga! Quanto ao bolo, faça que você vai adorar... Beijos

      Excluir
  24. Olá bom dia!!! Fiz o bolo sem farinha de trigo. Ele não leva leite? Pois é fui toda animada e fiz, ele não cresceu, fui olhar no fundo da lata do fermento e ele vence exatamente hoje e fiz ontem, acho que já estava vencido. Ele não cresceu, mas ficou gostoso e também não saiu da forma, ficou pregado no fundo e eu untei com margarina e farinha de trigo. O que será que aconteceu? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fafa, que bom que pelo menos ficou gostoso... Respondendo as suas perguntas, não sei te dizer o que aconteceu com o seu bolo. Ele não leva leite... Apenas os ingredientes que citei na receita. Várias amigas já fizeram e deu certo. Acredito que talvez seja o fermento que estava vencendo no dia que você fez o bolo. Quanto a pregar na forma, também não sei te dizer o motivo. O meu sai inteirinho e com muita facilidade... Não é preciso nem ficar enfiando faca dos lados... Eu unto a forma apenas com a manteiga. Não uso farinha de trigo para nada nesse bolo. Talvez você o tenha tirado antes do tempo do forno... Ele cresce sem ficar alto na superfície. Sua superfície fica reta... Fui olhar na receita e vi que não citei como untar a forma, vou reeditá-la. Se tentar novamente me diz se deu certo, ok? Beijos

      Excluir
  25. Frio e bolo. Combinação perfeita! Amei a receita.
    Bjs
    Mara

    ResponderExcluir
  26. Querida Sonia. Amo el bolo de chocolate y lo voy a hacer prontito para contarte como quedo. Con respecto al juego americano, creo que es super alegre ,fresco y un regalo ideal para cualquier amiga o familiar que guste de la coqueteria femenina hasta en la mesa. Sonia, eres muy prolija y creativa y considero tu blog uno de los mejores que he visitado en años. Beso Ceci.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cecília, estou muito feliz com a sua opinião! Saiba que é um prazer ser sua amiga... Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  27. Bom dia amiga!
    Que receita ótima, vou levar,rs.
    Bjus e bom domingo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai adorar, Márcia! Uma semana linda pra você. Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  28. Que delícia, vou fazer! Seu blog é lindo e suas receitas muito bem explicadas. Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir

  29. 4 de ago (Há 3 dias)
    Via Gmail:

    Bom dia amiga, estava há algum sem a net e fiquei muito feliz ao abrir e encontrar tantas novidades que recebi de você, vou abrir aos poucos para admirar devagar suas obras de arte, hoje encantei-me com o jogo americano, já pensou, se fizer os porta-copos com flores para completar o jogo? Já copiei sua receita, diga-se desde já, irresistível, pretendo fazê-lo numa ocasião especial, no dia-a-dia ficamos só eu e meu marido, os filhos moram fora e a gente não se encontra com frequência. Obrigada por tudo, vc me faz muito feliz!!! Bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom falar com você de novo, Penha Stein! Estou feliz por saber que você gosta de receber meus e-mails avisando dos posts. Com certeza ficará lindo seu jogo americano, com os porta-copos com flores.
      Você vai adorar o bolo... Depois me fale...
      Que bom saber que te faço muito feliz! Obrigada por me dizer. Você é uma amiga especial.
      Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção! Beijos

      Excluir
  30. 28 de jul (Há 10 dias)
    Via Gmail:

    Olá tudo bem/Só passei pra dizer que fiz o bolo de chocolate no mesmo dia que vc postou!Gostei muito e em tempos de comer massas sem glúten, caiu do céu.Estou esperando duas netinhas que devem nascer em outubro e vai ser o bolo da vovó,quando elas forem maiores.Também estou aproveitando muito suas receitas de casaquinhos, a mamãe delas gosta muito de coisinhas com lacinhos e perolazinhas!Poderia me dar uma sugestão de receita para xale, ganhei las mais grossinhas, tipo família,10 novelos de 40 gr. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone, estou muito feliz por saber que você fez o blog, gostou e o elegeu como o bolo da vovó! Suas netinhas vão adorar, pode ter certeza disso...
      Amiga as mantas que mais gosto são as seguintes:
      MANTA TULIPINHAS:
      http://falandodecrochet.blogspot.com.br/2010/05/manta-de-croche-para-berco-de-bebe.html
      http://falandodecrochet.blogspot.com.br/2010/05/manta-de-croche-para-berco-de-bebe_24.html
      Fiz um ROLINHO PARA O BERÇO:
      http://falandodecrochet.blogspot.com/2012/01/capa-de-croche-para-rolo-protetor-de.html
      MANTA FLORES DELICADAS (você pode aplicar uma perola em cada flor):
      http://falandodecrochet.blogspot.com.br/2011/02/manta-de-croche-para-bebe-ponto-flores.html
      Para compor com ela teci também um casaquinho e um sapatinho com flores delicadas.
      MANTA SIMPLES E QUE SERVE DE COBERTORZINHO:
      http://falandodecrochet.blogspot.com.br/2010/08/manta-de-croche-para-bebe-crochet-baby.html
      MANTA LISTRADA LINDA E DELICADA:
      http://falandodecrochet.blogspot.com.br/2011/12/manta-de-croche-listrada-para-bebe.html
      MANTA DELICADA COM BARRA NO PONTO SEGREDO:
      http://falandodecrochet.blogspot.com.br/2010/09/manta-de-croche-para-bebe-crochet-baby.html
      MANTA COM PONTOS PUFFS QUE SE ASSEMELHAM A UMA PLANTAÇÃO DE TRIGO:
      http://falandodecrochet.blogspot.com.br/2013/02/manta-de-croche-nicole.html
      A barra que mais gosto é a de ponto segredo:
      http://falandodecrochet.blogspot.com.br/2010/12/barrado-ponto-segredo-com-puff-no.html
      Beijos

      Excluir
  31. Menina naõ sei se olho pro jogo americano ou pro bolo vc é demais,vou fazer o bolo obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou feliz por saber que você gostou, Ana Luisa! Você vai adorar esse bolo, depois me conte... Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção! Beijos

      Excluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante pra mim. Obrigada!

Postagens mais visitadas deste blog

COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DO SEU CROCHE

Olá, amiga (o)! Hoje quero falar com você sobre dois importantes assuntos: 1. COMO CALCULAR O PREÇO DA SUA PEÇA DE CROCHÊ  e   2. CAMPANHA PELA VALORIZAÇÃO DOS TRABALHOS DAS CROCHETEIRAS, TRICOTEIRAS E ARTESÃS EM GERAL. Preliminarmente, vale ressaltar que não faço crochê para venda, exatamente porque   o nosso trabalho artístico não é devidamente valorizado.  Acho absurdamente barato o que se cobra e o que se paga pelas peças de croché.  No entanto, como a minha formação é em Administração de Empresas, posso te dar algumas dicas de como calcular um preço justo para a sua peça. Então, vamos lá!!! I - COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DO SEU  CROCHÊ São vários os itens que devemos levar em consideração quando vamos calcular o preço de venda de uma peça de crochê...  Vamos primeiramente calcular o seu PREÇO DE CUSTO e depois o PREÇO PARA VENDA . PREÇO DE CUSTO: 1 - CALCULE SEU TEMPO DE TRABALHO: Para encontrar esse tempo faça o

CASAQUINHO DE CROCHE PARA BEBE PONTOS ALTOS

Olá, amiga (o)! Fiz mais um  CASAQUINHO DE CROCHÊ,  para Isabela.  Minha filha adorou! Atente para os detalhes dos ombros. Ele não é em linha reta. É perpendicular. Assim ele fica com o caimento  certo no corpo. Para tecê-lo usei uma lã mais grossa do que as que uso normalmente em roupinhas para bebê. Isabela já tem 9 meses... Por esse motivo usei uma lã normal e mais grossa. MATERIAL NECESSÁRIO: Lã  D'PRIMERA  da  COATS  - 100% acrílico - Cor 894; Agulha de crochê Clover 5,5 mm; Tesourinha e  Agulha de tapeceiro, para o arremate. Veja o GRÁFICO DO CASAQUINHO PARA BEBE 9 MESES GRÁFICO MANGA CASAQUINHO DE CROCHÊ BEBE 9 MESES Depois das peças prontas, costure os ombros e as mangas ... Para o acabamento final faça: 1. Uma carreira de Pontos Baixos (pb) pelo avesso, como ele ficou em toda peça. 2. Uma carreira de Pontos Altos Relevos (par) pegando pela Frente (parf). 3. Para finalizar pregue os botões e    Para abot

GORRO DE CROCHE PARA BEBE COM TABELA DE MEDIDA E GRÁFICO

Olá, amiga (o)! Hoje quero te mostrar esse GORRINHO DE CROCHÊ  que fiz para Isabela, minha netinha, que chegará até 18 de agosto próximo.  Eu o  fiz para compor com a  Capinha de Crochê Isabela    postada no dia 17 de MAR próximo passado  .   Eu o queria muito simples porque a capa já tem muitas informações.  Inicialmente fiz apenas com PONTO ALTO e   MEIO PONTO SEGREDO, que você poderá ver nas fotos abaixo. Na execução do gorro, quando for executar os aumentos de pontos, prime por iniciar o Ponto Alto em "V",  inserindo a agulha sempre no primeiro Ponto Alto do "V" da carreira anterior.  Tecendo assim você cria esse efeito catavento na malha do seu crochê e seus aumentos ficam em perfeita simetria. Observe as fotos acima e abaixo. Veja como esse efeito é bem mais bonito do que pontos de aumentos aleatórios. Gostei do Gorro simples, no entanto para usar com a capa ele pedia algo a mais. Desmanchei 2 carreiras e fiz o bico com os leques da ca