Pular para o conteúdo principal

PANO DE COPA COM BICO DE CROCHE ESTRELA DO MAR



Olá, amiga(o)!


Depois de alguns dias de férias, divido com você um dos vários PANOS DE PRATOS ou COPA, que comprei na Vila de Porto de Galinhas - Ipojuca - Pernambuco. Esse tem BICO DE CROCHÊ FILÉ com ESTRELAS DO MAR, aplicadas. Me agrada muito a sua simplicidade e colorido...


A Estrela do Mar é no crochê dobrado... Achei essa ideia maravilhosa! Aplicações mais espessas fazem um efeito melhor no barrado... É uma nova maneira para fazermos nossas aplicações... 

Veja no GRÁFICO, a seguir, que em uma de suas pontas fiz o gráfico completo, sobre a sua foto. Você tece uma face das suas pontas, volta fazendo a outra face e depois volta novamente fechando com ponto baixíssimo... Assim ela fica gordinha e muito charmosa. Tecida com capricho ficará linda, com certeza.

Pregue-a, na barra de crochê, com o devido cuidado, para que não apareça os alinhavos, tanto do lado direito quanto do lado do avesso. Essa foi pregada de qualquer jeito, com alinhavos grandes e aparentes. Vou retirá-las e pregar de novo.

Você observou que o CASEADO DE PONTOS ALTOS (pa) + 4 CORRENTINHAS (corr)  não é rente a bainha? Ele  é um dos diferenciais desse BARRADINHO DE CROCHÊ.



Infelizmente em termos de capricho, o acabamento dessa peça deixa muito a desejar. Acredito que um dos motivos da depreciação dos artesanatos, em geral, seja este. A maioria das peças que encontramos a venda  nos pontos turísticos são feitos de qualquer forma. Nota-se, claramente, um desleixo próprio das peças que são feitas com muita pressa, dando mais enfase a quantidade em detrimento da qualidade... E como já dizia minha avó: "A pressa é inimiga da perfeição"... É impossível as duas andarem juntas. 

Gosto de valorizar o artesanato dos lugares que visito. No entanto, confesso que não sou adepta de comprar peças mal feitas... Isso incentiva as pessoas a produzirem mal... Andei, andei, andei, de loja em loja, e o que encontrava era sempre com o mesmo acabamento. Não tive outra alternativa... Valeu porque a ideia é boa... Se você não mora na praia, serve para áreas de piscina.   

Aproveito para deixar mais uma sugestão de ESTRELA DO MAR para você, caso queira tecê-la... Essas aplicações são muito lindas... Eu as encontrei em um revista japonesa, se não me engano.

Divido com você algumas fotos do local que ficamos, mais precisamente na praia de Merepe... Essa é a escada que dá acesso a praia...


A vista do praia é muito linda... Adorava ficar apreciando essa beleza e nesse sossego... Já estou com saudades...
Não fiz crochê na praia. Aproveitei para curtir muito a Isabela e toda família. Nas horas vagas terminei de ler, Querido John de Nicholas Sparks. Uma história linda de um amor incondicional. Recomendo. 


Adoro, coqueiros! Da rede tirei essa foto. No jardim da casa que alugamos tem vários deles.


Adorava ficar olhando para essa vista. Esse é o lado esquerdo da casa.


Do lado direito, lá na ponta, está a Vila... O tema da decoração dessa Vila e tudo o mais, nessa região,  são as Galinhas... Isso em referencia ao nome da região "Porto de Galinhas", que fica no município de Ipojuca, estado de Pernambuco... Dizem que o nome "Porto de Galinhas" veio da época do trafego dos negros. Os navios negreiros traziam também nos seus porões galinhas e angolas. Quando aportavam eles mandavam recado, para os grandes fazendeiros da região, dizendo "Tem galinha nova no porto"... As galinhas na verdade eram os negros que estavam a venda. Por isso o Porto ficou conhecido como o "Porto de Galinhas".



Na próxima foto, a Vila lá na ponta da praia e do lado direito da foto parte da casa do vizinho... Essa casa é linda. 


A Vila, vista de uma Jangada...


Ao longe, piscina naturais, vista da jangada que estávamos... Na foto, onde você avista o mar se arrebentando, tem arrecifes. Quando a maré abaixa, esses arrecifes, formam piscinas naturais, belíssimas, com os seus peixinhos coloridos... Os passeios de jangada são ótimos... No mar do nordeste sua água é morna, uma delícia para o banho... A brisa do vento também é morna, mesmo quando a  noite cai.



Esse cactus lindo, fica em um canteiro do deck da casa. Ele com toda sua majestade já invadiu um bom canto do deck da casa... Suas flores duram apenas um dia, no entanto diariamente ele nos brindava com novas flores... Ele, de aparência tão rustica e hostil, devido aos espins, produz uma flor muito singela e frágil, um lindo contraste para se admirar...


"Uma porta para o mar"... Esse foi o nome que dei para essa foto que tirei pegando o portão de acesso, a praia e o mar... Adorei essa foto! O foco ficou  no portão. Se tivesse ficado no mar teria ficado mais linda ainda.


Isabela, soltou pipa na praia, pela primeira vez...


Foram dias maravilhosos. Adorei! Oportunamente te mostrarei mais alguns panos de copa que comprei por lá, com aplicações de galinhas, tartarugas e peixinhos.

BONS CROCHÊS!
Abraços com carinho,
Sônia Maria
Falando de Crochet

Comentários

  1. Piękne widoki , a robótkami to od dawna się zachwycam :)

    ResponderExcluir
  2. OLá Sónia,

    Já à algum tempo que sou sua seguidora no facebook e agora estou a seguir também o seu blog pois é simplesmente fantástico. Quero dar-lhe os parabéns pela forma detalhada com que explica cada trabalho.
    Sou de Portugal, do norte, mais precisamente do Porto e um dos meus sonhos é conhecer o Brasil.
    As imagens que colocou aqui das suas férias são lindas, só em olhar já fico feliz, até porque aqui estamos no Inverno, e tem estado temperaturas negativas e em algumas cidades está a nevar.

    Um beijo grande, muita saúde para si e toda a família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou do meu blog, Manela! Muito Obrigada, por me dizer! Venha conhecer o Brasil, amiga! Com certeza você vai adorar...
      Estou feliz por saber que minha fotos aqueceram um pouco o seu inverno. Isso é muito bom...
      Beijos e saúde para você e sua família também...

      Excluir
  3. Que lindas fotos, Ud se ve muy bien y la playa ni hablar es espectacular; me gustaria visitar Brazil algún día, ojalá
    Dios lo permita, Cariños

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mireya, venha sim conhecer o Brasil e nossas praias maravilhosas! Com certeza você vai adorar, amiga! Deus há de permitir...
      Beijos e muito obrigada pelo seu carinho e atenção...

      Excluir
  4. Concordo com vc,a pressa não é amiga de um trabalho bem feito.Amei a estrela e o lugar e gostei da indicação de leitura,uma das coisas que amo fazer é ler um bom livro e trabalhar ouvindo um boa música.Muito obrigada por sua gentileza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcilene, comungamos dos mesmos gostos... Muito Obrigada, pelo seu carinho e atenção! Beijos

      Excluir
    2. oiamiga achei enteressante estasflõr de croche~vou ver se conssigo faser so hoje consseguir entra aqui !!!!! viu sonia maria !!! muito obrigado beijos !! lourdes

      Excluir
    3. Lourdes, que bom que gostou da estrela do mar! Se puder me mande foto do seu trabalho... Vou adorar vê-lo e anotar aqui no blog que você o teceu... Beijos

      Excluir
  5. Lindo !

    Só de olhar já dá vontade, espero um dia visitar.
    Bjs no coração, fica com Deus !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai adorar com certeza, Sônia!
      Beijos e fique com Deus você também...
      Beijos

      Excluir
  6. Bom dia querida Sônia!
    Infelizmente o capricho não é um dom de todas as artesãs,principalmente quando se visa apenas lucro,as fotos do passeio ficaram magníficas.Obrigada por mais uma vez compartilhar´o gráfico,uma ótima quinta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Dia, amiga!
      A questão é realmente essa: Estão visando apenas o lucro e que é tão pequeno nesse ramo. Continuarei batendo nessa tecla na esperança de um dia isso mudar. Hoje, em todos os ramos, as pessoas estão empenhados na melhoria da qualidade... Um dia isso tenho esperança que isso aconteça no ramo do artesanato...
      Beijos

      Excluir
  7. Oi Sônia bom dia!!!
    Nossa como é bom acordar e ver fotos essas fotos lindas nos mostrando a grandeza de Deus. Percebe-se que seus dias de descanso foram muito proveitosos ao lado da família, isso não tem preço mesmo. Quanto ao pano de copa realmente fica como modelinho, eu sou como vc, fico indignada quando vejo uma peça tão mal feita, a gente faz com tanto capricho né!!
    Aqui na minha cidade temos muitas, mas muitas crocheteiras mesmo que fazem centenas de peças de um só modelo, a pessoa responsável vem traz as linhas e barbantes e elas tecem mas se vc ver a qualidade do trabalho....dá até urticária na gente!!!
    Eu tenho a péssima mania que quando vejo um bordado a primeira parte que olho é o avesso, isso já se tornou automático tenho até que controlar...rsrsrrs....quando é uma pessoa que eu tenho confiança de falar eu aproveito e falo sobre a importância de caprichar nos acabamentos de tricô, crochê e bordados.
    Nossa para um breve comentário falei demais ... bjos minha querida e fique com Deus,
    Marlene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Dia, Marlene querida! Se você gostou de acordar e ver essas fotos, amiga, imagina acordar e tomar o café da manhã em um gazebo de vidro com essa paisagem? Então era assim o nosso café da manhã... Simplesmente maravilhoso!!! Eu, que moro em apartamento, me senti em total sintonia com a natureza...
      É realmente uma pena essa fabrica de peças mal acabadas... Não consigo entender o porque de não perder alguns segundos a mais e fazer a coisa direito... Às vezes penso que pode ser que nem tenham aprendido a fazer com capricho... Continuo batendo nessa tecla, na esperança de que algum dia alguém leia e se concientize da necessidade de se investir na qualidade... Hoje todos os ramos estão empenhados na melhoria da qualidade... Um dia isso deverá acontecer com os artesanatos... É a minha esperança...
      Beijos

      Excluir
  8. Eu amo crochê e tricô e também sempre valorizo um bom acabamento, faço só pra mim e família
    Gostaria de fazer pra vender, mas percebo que as pessoas não querem pagar o merecido, creio que por isso quem faz, às vezes pratica com rapidez e não cuida no acabamento.
    Amo suas explicações de artesanato, são de qualidade e numa linguagem que conseguimos entender. Obrigada, que Deus continue te abençoado.
    Raquel-jlle-SC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, Raquel! Amiga, só não paga o merecido quem não conhece... Por isso é sempre bom ter um trabalho com acabamento ruim para mostrar e comparar com o seu. Assim o seu cliente verá que o seu é melhor, mais bonito, vai durar mais e que foi feito com competência, além de uma energia especial de muito capricho, carinho e amor... Mostre as diferença entre um e outro... Isso convencerá o seu comprador e o tornará um cliente fiel... Todos nós gostamos do que é bom. Só não valorizamos quando não sabemos a diferença entre um e outro... Tente e depois me fale...

      Excluir
  9. Sonia, maravilhoso seu local de descanso, junto aos seus familiares!!!
    Seja bem-vinda no seu retorno às atividades normais do nosso dia a dia com seus lindos trabalhos!!! Feliz Ano Novo!!!! Abraços, Priscila Guedes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Priscila, você definiu bem... Lá é realmente maravilhoso!!!! Adorei esses dias de sossego e beleza... Lá, tudo é muito lindo! Contemplar aquele marzão, sentir sua briza morna e renovar todas as energias em suas águas é algo maravilhoso mesmo...
      Feliz Ano Novo, pra você também, amiga!
      Beijos

      Excluir
  10. Gracias Sonia por compartir siempre tu hermoso trabajo!!! me alegro que disfrutes de esas lindisimas vacaciones un beso grande ♥♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graciela, desfrutei bastante nessas férias! Um lugar de muita paz e tranquilidade! Muito Obrigada, pelo seu carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  11. que bello lugar para descansar y pasear, espero que lo haya disfrutado. Gracias por compartir el gráfico de la estrella de mar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, desfrutei e muito, sim! Adorei essa viagem! Muito Obrigada, pelo seu carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  12. Comme d'habitude, simple, joli, du plus bel effet sobre. Bravo et MERCI ma Professeur !! bises, Leelou

    ResponderExcluir
  13. Sônia

    Muito bom dia. Adorei as dicas e concordo com Você sobre os trabalhos manuais vendidos nos pontos turísticos, o que é uma pena, pois o nível de apreciação de quem compra acaba ficando também lá por baixo, e quando alguém oferece um trabalho de melhor qualidade cobrando o seu preço justo que sempre é mais caro que o encontrado nesses pontos, os turistas acabam não dándo valor à qualidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Dia, Ivani! Realmente quem não conhece, não sabe avaliar o que é bem feito do que é feito de qualquer jeito... Eu sempre pago a mais o que é bem feito feliz da vida. O ideal é ter um mal feito para mostrar e argumentar... O bem feito fica sempre mais bonito também, você já percebeu isso? Uma peça pode ser linda... No entanto, se ela for tecida de qualquer forma ela fica vulgar e feia, não é mesmo?
      Isso precisa mudar... É por isso que sempre bato nessa tecla. Minha esperança é que alguem que tenha o poder da mudança, leia, e peça a ajuda do Sebrae para essas artesãs que têm bom gosto mas que pecam na qualidade dos seus trabalhos. Imagina o quanto imagem dos artesanatos Brasileiros mudaria? Fico pensando o que será que os estrangeiros pensam disso...
      Tenho esperança de que isso mude... Em Minas Gerais acredito que isso já tenha acontecido... Estive em Tiradentes, alguns anos atrás, e vi que a qualidade já estava presente em diversos artesanatos, que comprei com prazer.
      Beijos

      Excluir
  14. Olá amiga, que férias maravilhosas, principalmente junto a família né?
    Lindas fotos, amei.
    Bjus e obrigada por compartilhar os gráficos do pano de copa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foram realmente férias maravilhosas, Marcia! Nada melhor que estar com a família e em um lugar tão lindo e agradável, não é mesmo? Muito Obrigada, pelo seu carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  15. Olá Sonia,

    Que férias maravilhosa heim?Vc.merece.Não Conheço Porto de Galinhas em Itopuca, embora minha mãe tenha nascido lá.Minha filha já foi p/lá também de férias.Não tinha a menor noção que era tão belo. Que bom que esteja de volta de novo entre nós.
    Bjs.p/vc.e Isabela
    LUCIA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucia, a princípio eu achava que Porto de Galinhas era uma cidade. Como sempre tenho o hábito de ler sobre o lugar que vou conhecer, vi que Porto de Galinhas é uma região que fica dentro do município de Ipojuca que tem o segundo maior PIB de Pernambuco, perdendo apenas para Recife. Lá é realmente lindo...
      Muito Obrigada, pelo seu carinho e atenção, amiga!
      Beijos

      Excluir
  16. Oi amiga, qto tempo né? Menina q coisinha mais fofa esse seu bico de crochê, muito delicado e diferente. Ameiiii queridaaa.... Bjimmmmmmmm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito tempo mesmo, Inês!Adorei sua visita e comentário! Muito Obrigada, pelo seu carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  17. Siempre me gusta mirar tus gráficos y explicaciones de cómo hacer algo, pero hoy me entretuve mucho mirando el paisaje, lindas fotos, gracias por el "tour"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mónica, hoje resolvi dividir com as amigas as maravilhas que vi e vivi... Eu também adoro quando chego em um blog e faço um tour com as amigas... Muito Obrigada, pelo seu carinho e atenção!
      Beijos

      Excluir
  18. Olá, Sônia!
    Concordo plenamente com vc com relação ao acabamento que encontramos nos artesanatos vendidos "à rodo". Feitos de qualquer jeito, acabam desencorajando pessoas mais caprichosas e diminuindo o valor do artesanato em geral.
    bjs mil!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lilian, você definiu bem: "Feitos a rodo"... Feitos de qualquer jeito mesmo... É uma pena!!!
      Beijos

      Excluir
  19. Olá chará,que postagem bonita,asfotos ficaram lindas e transmitem a paz que vc deve ter vivido essas férias,e o bico de crochê tb muito gracioso.Bom 2013 para vc.Abraço.Sonia Lustosa(Blog Conversando com tia Sonia)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada, Sônia! Lá, realmente, é um lugar calmíssimo! Poucas pessoas passam na praia em frente da casa. Um lugar como sempre quiz ir. Na casa tinha um casal, muito educado e prestativos + uma arrumadeira. Eles faziam de tudo e muito bem... Tudo que precisávamos, adorei! Vou te fazer uma visita... Beijos

      Excluir
  20. Oi Sônia, adorei a estrelinha do mar, pelo jeito tuas férias foram maravilhosas!Tbm não levo crochê para fazer na praia, gosto de um bom livro para relaxar, tbm estou lendo um de Nicholas sparks "O Casamento", esse que tu está lendo eu vi o filme!
    bjOs

    Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcia, foram ótimas sim! Deu pra descansar e curtir muito a família. Estou lendo agora o "Diário de uma Paixão" desse mesmo autor. Depois pretendo ler O casamento, que complementa esse que estou lendo. Você já o leu?
      Beijos

      Excluir
  21. Sônia, incrível como me sinto aconchegada quando visito o seu blog! Sinto-me na companhia acolhedora de uma amiga tranquila e dedicada. Faço croche desde que me conheço por gente, aprendi com minha avó e minha mãe. Crochê delicado,renda preciosa, elas usavam linha de retrós para peças mais finas! Cresci, fui passear em outras artes, mas o crochê ficou lá, latente! Com seu blog tão carinhoso, não só me reporto às lembranças familiares como trouxe de volta o prazer de fazer crochê, aprendendo novos pontos, dicas preciosas, idéias lindas e sobretudo, de extremo bom-gosto!
    Feliz por suas lindas férias, convido-a para conhecer Arraial D´Ajuda-Ba, onde moro hoje!
    Abraço amiga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Belitta! Estou muito feliz por saber que você gosta de visitar meu blog. Tento receber o melhor possível minhas amigas e leitoras. Aqui é a nossa casa virtual e nada melhor do que receber bem os nossos amigos em casa, não é mesmo? Muito Obrigada por me dizer. Já estive algumas vezes na Bahia... Adorei a ilha de Itaparica... Há muitos anos atrás, se não me engano há mais de 20, estivemos por lá e adoramos. Em outra oportunidade formos para a praia de Guaibim, onde tivemos a oportunidade de conhecer, muito rapidamente, Morro de São Paulo e mais algumas praias. Em Salvador estive há mais de 25 anos, mas sempre tive vontade de conhecer Arraial D'Ajuda... Agora, com o seu convite, estou daqui toda animada, amiga! Quem sabe consigo um dia chegar aí, não é mesmo?Minha cunhada, sua filha e genro, estiveram aí e adoraram. Bem do jeito que adoro... Vou me programar e muito obrigada pelo carinho...
      Beijos

      Excluir
  22. Olá Sônia!

    Que bom estar de volta bastante renovada! Mesmo sendo pernambucana, adoro ir para Pernambuco apenas para passear ... muito embora, em Fortaleza desfrute de uma bela paisagem, as praias pernambucanas, são bem diferentes daqui... mesmo com tubarões! kkkkkkkkkk ... É sempre um privilégio estar em Porto de Galinhas; a cor e calmaria do mar é um ótimo relaxante!
    Nas próximas férias, dê um chegadinha até aqui e veremos as diferenças juntas! rs...
    Referente ao barradinho, você tem toda razão quanto aos acabamentos; vai de qualquer jeito e o pior, é que querem cobrar para turistas preços que não correspondem ao artigo oferecido!
    Abração,

    Norminha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Norminha, será um prazer voltar a sua cidade e ver as diferenças juntas... Nada melhor que ser acompanhada por alguém que conhece a região... Sendo uma amiga querida, como você,então, melhor ainda! Vou me programar, com certeza, para te fazer uma visitinha...
      De antemão já te digo que adoro Fortaleza e suas praias maravilhosas... Então você é Pernambucana? Já conhecia Recife, Olinda e mais algumas outras praias, no entanto a região de Porto de Galinhas ainda não. Adorei os moradores! Pessoas educadas e prestativas... Tubarões me disseram que é mais na praia de Boa Viagem é verdade? Recebeu meu e-mail?
      Beijos

      Excluir
  23. Oi, Sônia!!! Finalmente reapareceu e, como sempre com idéias bacanas!!!! Q bom ver seus comentários e sugestões novamente!!!! Um abraço carinhoso!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nalu querida! Eu também estou feliz de estar aqui... Já estava morrendo de saudades do meu cantinho e das amigas queridas... Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção!
      Beijos

      Excluir
  24. Oi Sonia aqui ê assim mesmo tudo ê motivo para o nosso crochet,moro aqui em Pernambuco bem pertinho onde estavas amooooooooooooo esta praia.Espero que voltes muiiiiiiiiiiiiiiiiitas vezes.Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estive tão pertinho assim de você, Lili! Que pena que não nos encontramos e conhecemos pessoalmente...
      Ficamos apenas 12 dias na sua terra maravilhosa... Adorei o sossego e a beleza natural das praias. Com certeza voltaremos sim...
      Nem avisei as amigas que moram por perto porque o tempo era curto e fomos com a nossa netinha. O passeio na verdade era pra ela... Pra ela curtir o mar e toda aquela areia da praia... Da próxima vez vamos ver se combinamos de nos encontrarmos, ok? Beijos

      Excluir
  25. Olá Sonia ! Faz tempo que quero deixar comentário te parabenizando por receber suas atualizações tão lindas! mas hoje vc se superou heim ? lindo lugar ! lindo pano de prato ... ! já salvei em arquivo e vou tentar fazer, pois aaadoro fazer barradinhos em panos de prato ... e faço com apliquês de tecido e crochê também ... qdo der te envio algumas fotos!
    Parabéns Sonia por nos ensinar tantas coisas belas !
    beijo beijo,
    Rose Ramos - Osasco - SP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rose Ramos, que bom que você gostou! Estou feliz por saber que você vai aproveitar as ideias! Vou aguardar suas fotos...
      Beijos

      Excluir
  26. Olá. Pelo visto o passeio foi lindo. Também passei uns dias na praia sem crochê. Aproveitei pra paparicar o Arthur. Brincar com um neto é maravilhoso. Adorei a idéia do barrado, mass o capricho não é o forte de muitas. Bjos Elaine Carlini

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi sim, Elaine Carlini! Nada melhor não é mesmo, amiga? Curti muito a Isabela também. Quanto ao capricho você tem razão, infelizmente... Beijos

      Excluir
  27. Obrigada por compartilhar estes lugares lindos! Vejo que curtiu! Mas já estávamos com saudades...

    Estava bem pertinho de mim. Estou em João Pessoa/PB.

    Abç.,

    Nilda Souza
    artedebordar2012@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nilda estive bem pertinho de você, mesmo! Estive em João Pesso há muitos anos atrás e adorei. Quem sabe um dia não volto e nos encontramos, não é mesmo? Será um prazer...
      Beijos

      Excluir
  28. Sonia, querida

    A Vila de Porto de Galinhas é linda demais, adoro! Eu moro em Recife e faço croche - voce até conhece meus squares - , mas acho que o croche por aqui não é muito valorizado e tem muita peça feia, mal acabada, feita com material de baixa qualidade, e quando oferecemos um trabalho com mais qualidade, não aceitam o preço. Oras, eu estudo, pesquiso, vejo tendências, invisto em revistas importadas, uso material bom, capricho na execução da peça, no acabamento, na apresentação e tudo isso tem um valor. Espero que um dia as coisas mudem, pelo menos torço por isso. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla, adorei a sua região! Você foi a primeira pessoa que pensei em avisar que iria... Você é uma amiga de muitos anos e desde que te mandei aqueles squares da manta da amizade, nunca mais me esqueci que você morava em Recife... Queria muito te conhecer pessoalmente, no entanto, quando chegamos na casa e vimos a distancia entre Recife e a Vila desisti :-) Saímos poucas vezes para ir a Vila, andar de jangada e ver as piscinas naturais. Não fomos para lugar nenhum... Ficamos curtindo a Isabela, a praia e descansando na casa mesmo...
      Quanto aos trabalhos de crochê sei o quanto o seu é qualificado... É uma pena que as lojas que vendem artesanatos ainda não tenham o conhecimento suficiente para saber o que vendem... É uma pena que um trabalho de qualidade não seja valorizado o suficiente... Como você eu também espero que um dias isso tudo mude...
      Beijos

      Excluir
  29. Querida Sônia, já estava com saudades. Como foi bom abrir meu e-mail e ver estas lindas fotos desse Nordeste maravilhoso. Com relação ao artesanatos sem capricho, já diz a mamãe o trabalho que dá para fazer um serviço mal feito é o mesmo que dá para fazer um serviço bem feito.
    Felicidades para vc e toda a sua família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também Terezinha! Eu sempre falo que aqui é a minha segunda casa... Quando viajo fico com saudades das duas :-) Estou feliz por saber que você também estava com saudades... O nordeste é realmente maravilhoso... Concordo com a sua mãe... Não custa nada fazer direito. Às vezes penso que não fazem porque não aprenderam. Felicidades pra você também e toda sua família.
      Beijos

      Excluir
  30. Oi Sônia, moro em Recife. As praias aqui são realmente lindas! Volte mais vezes qdo puder.
    Um Abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voltarei sim, Vania! Ainda quero conhecer Fernando de Noronha... Muito Obrigada, pelo seu carinho e atenção! Beijos

      Excluir
  31. Boa tarde minha querida, que lindas fotos, bom quero pedir sua ajuda e se vc. acha que não é folga minha, por favor, me ajude. Acontece que meu ponto é muito apertado, igual ao seu né? Quando sigo um gráfico eu sempre aumento um pouco o número da agulha pedida por conta do meu ponto. Estou fazendo uma boina e está ficando repuxado, não está esticadinho(uniforme), se é que está me entendendo e tb. acho que está menor que a cabeça dela, o que eu faço? eu até queria tirar uma foto e te mandar por email, vc. acha que pode me ajudar? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso sim te ajudar, amiga! Me mande o e-mail para lacerda.sma@hotmail.com Me mande também:
      - O gráfico,
      - nome do fio que você está usando,
      - Agulha,
      - Foto de parte do seu trabalho, com a fita métrica mostrando 10 cm dele. Preciso saber quantas carreiras e pontos cabem em 10 cm² do seu trabalho, Ok?
      Beijos

      Excluir
    2. Rosa, eu não recebi seu e-mail... Verifique se você encaminhou para o e-mail correto... Ficarei fora uns 10 dias acompanhando minha mãe em uma cirurgia estética. Talvez a resposta demore... Na casa dela não tem net.
      Beijos

      Excluir
    3. Sônia mandei novamente, qualquer coisa me escreva, meu email é rosa_hamburgo@hotmail.com
      obrigada

      Excluir
    4. Rosa, me desculpe a demora! Amiga, ainda não tive tempo de abrir meus e-mails. Nessa semana minha filha está se formando e estou aqui envolta com as festas, preparativos e convidados... Assim que der vou abrir e te dou um posicionamento... Beijos

      Excluir

  32. Siempre estoy atenta a todas tus publicaciones y aprovecho esta para desearte un año lleno de buenas razones para sonreir con todas las personas maravillosas que se que te deben de rodear....y siempre gracias por todo......
    06:26 (10 horas atrás)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada, Helena!
      Desejo o mesmo para você amiga...
      Um 2013 maravilhoso para você e família!
      Beijos

      Excluir
  33. Olah Sonia!!!! Que ferias lindas e que fotos perfeitas. Queria eu estar num passeio tao sensacional como este. Amei estes barradinhos delicados. Obrigada pelo passo a passo, aprendemos muito com vc.Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Djanira, eu adorei minhas férias! Era tudo que eu queria e precisava... Muita paz, sossego, família e estrutura para descansar. Foi realmente maravilhosa essa viagem... Muito Obrigada, pelo seu carinho e atenção! Beijos

      Excluir
  34. What a beautiful place to vacation, Sonia Maria! I envy you! The towel edging is very clever and I must try it this summer. As always, thank you for such a wonderful blog, dear friend!

    Sandy

    ResponderExcluir
  35. Olah Sonia!!!! Que ferias lindas e que fotos perfeitas. Admiro muito seus trabalhos, estes barradinhos ficaram perfeitos. Amei o passo a passo, fico feliz em aprender com vc estas maravilhas. Bjssss.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foram realmente lindas, Djanira! Precisava de um lugar calmo e tranquilo como esse para repor minhas energias... Muito Obrigada, pela sua atenção e carinho! Beijos

      Excluir
  36. Sonia, também já estive em Porto de Galinhas e realmente o lugar é lindo
    o artesanato também, fiquei muito feliz em saber que você gostou e esta de volta.Beijos Angela Reale

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você também conhece aquele pedacinho de paraíso, Angela!
      Beijos e Muito Obrigada pelo seu carinho...

      Excluir
  37. Olá,boa noite Sônia!Este é o meu primeiro comentário no seu blog!Sempre passo por aqui e tenho aprendido muito!Até um pontinho que fica mais largo no crochê,volto,desmancho e faço outra vez para ficar bonitinho!Isto aprendi vendo seus videos!Esta estrela vou tentar até ficar bem feitinha e depois vou fotografar e te mando!Quanto a Porto de galinhas talvez eu vá em março com meu marido descansar um pouco!Me animei depois de ver as suas fotos!!Obrigada por compartilhar!Beijos e lindo fim de semana prá vc!!Cristina Peres.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Cristina, se você e seu marido estão procurando descansar esse é o lugar certo. Lá é um local mais preservado das construções. Não existe calçadões na orla e nem aquela infinidade de bares. É um lugar muito tranquilo. Acredito que em hotéis seja da mesma forma. Depois me conte.
      Estou feliz por saber que você é tão caprichosa. Esse é o primeiro passo para um trabalho bonito. Com certeza sua estrela do mar ficará linda. Aguardo suas fotos...
      Beijos

      Excluir
  38. Oi amiga obrigada por compartilhares estas estrelas gracinha, e aproveito para te dizer que ficastes muito bonita, com uma beleza natural em teu perfil. Só conheço porto de galinhas por fotos e vídeos que meu filho e minha norinha trouxeram quando fizeram a lua de mel deles lá e te confesso nunca vi beleza iqual isto faz pouco tempo eles fazem dia 03 de fevereiro 1 ano de casados. Em fim trouxestes um presente lindo para todas nós que apreciamos, simplicidade com bom gosto. Beijos e mil abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rose Mary, seu filho e sua norinha devem ter adorado... Lá é realmente um lindo lugar. Muito Obrigada, pelo seu carinho e atenção! Beijos

      Excluir
  39. gracias Sonia Maria por cpmpartir tanta belleza de las playas y de la paz que se siente y el olor del mar ,la naturaleza y la belleza besos
    aurora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Aurora! Muito Obrigada, pelo carinho! Beijos

      Excluir
  40. lindo barradinho, e que lugar heim! MA-RA-VI-LHO-SO
    e eu assisti o filme que fizeram sobre esse livro e não gostei rs! mas os livros sempre são melhor neh?!?!
    bjussssssss!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daiane, normalmente os filmes baseados em livros decepcionam... Acho que é porque quando lemos vamos criando cenários, situações e pessoas de acordo com a nossa imaginação... Depois quando vemos um filme que é sob o olhar do diretor podemos nos decepcionar mesmo. Eles cortam e mudam muita coisa também... Enfim, pra mim ficou a lição de um grande amor incondicional.
      Beijos

      Excluir
  41. Boa tarde Sónia

    Que lindas as suas fotos. Todos os lugares da terra deveriam ser assim. Limpos e puros.
    Gostei das suas estrelas do mar!!!

    Bom fim de semana.

    Isabel Tiago

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, Isabel! Muito obrigada pelo seu carinho e atenção, amiga!
      Beijos

      Excluir
  42. Que lugar maravilhoso, a fotos ficaram lindas. o crochê também é um doce.
    Um abraço Sonia. Bom final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Lourdinha! Beijos e Bom final de semana pra você.

      Excluir
  43. que ferias hem amiga,vc merece,obrigado pela novidade que nos trouxe amei este pano simples mas bonito,bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foram realmente ótimas as nossas férias, Roseni! Muito Obrigada, pelo seu carinho e atenção! Beijos

      Excluir
  44. Nicholas Sparks - ja też uwielbiam jego powieści!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gosto muito dos livros de Nicholas Sparks, amiga! Agora estou lendo o "Diário de uma Paixão". Beijos

      Excluir
  45. Lindo lugar !!!! uma verdadeira higiene mental !!! nada melhor para inspirar mais ainda seus lindos trabalhos. Beijos, Lucy.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucy, você tem razão! Lá é o lugar certo para se fazer uma higiene mental... Nada de badalações e muita natureza... Beijos

      Excluir
  46. Olá Sonia.

    Adorei a idéia do pano de copa com estrelas do mar.
    Estava precisando dessa novidade para presentear umas irmãs minha.
    Fiquei encantada com tudo que voce postou das suas férias.
    Voce conta de uma maneira que me sinto ao seu lado vivenciando tudo.
    Cada dia aprendo mais com voce.
    Obrigada por tudo.
    Boa semana. Boa noite. Fica com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou feliz por saber que você gostou... Boa Noite e Fique com Deus você também!
      Beijos

      Excluir
  47. Oi tudo bem?
    Meu nome é Catharina, e eu fiz o meu blog faz pouco tempo, eu queria saber se voc pode entrar no meu blog e me falar a sua opiniao??
    Link:http://catharinapilegii.blogspot.com.br/
    Desde já eu te agradeço, um mega beijo, e se precisar de alguma coisa é só me pedir s22'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Catharina Pilegi,
      Infelizmente meu tempo não permite que eu faça avaliações de blogs. Às vezes passo e vejo que tem algo errado e dou uma dica, mas muito eventualmente.
      Tenho um blog, o http://dicasparaconfigurarseublog.blogspot.com/ ,
      onde reuni todas as dicas que julguei serem uteis para quem está criando um blog. Não sou nenhuma expert no assunto. Apenas detalhei assuntos que no início pra mim também foram de difícil entendimento... Normalmente nos blog do assunto são tratados com termos técnicos que a maioria de nós desconhecemos. Por isso o fiz na linguagem popular. Dê uma passada com tempo por lá. Você vai encontrar muitas dicas preciosas...
      Beijos

      Excluir
  48. Lindo trabalho, as imagens estão um show!
    Bjs e boa semana.

    www.atelierartedecor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  49. Sonia María, siempre es un placer leerte y escucharte, ya sabes soy la admiradora de tus modos de decir en tus videos, transmites una paz, para las que te escuchamos y hoy leyendote, como explicas ese lugar tuyo maravilloso!! fue como si te oyera lo que me estas contando, gracias por tus trabajos, por tu Brasil bonito, por tu blog y tu paciencia, cariños desde Argentina!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graciele, muito obrigada pelo seu carinho e atenção! Adorei saber que você gosta do meu blog e dos meus vídeos! Carinhos desde Brasil

      Excluir
  50. Olá Sônia,
    Que viagem gostosa você fez!!
    É tão bom descansar um pouco, não é mesmo?
    Estou mandando um link da manta flores delicadas que peguei do seu blog.
    Apenas fiz o ponto pipoca no barrado, veja como também ficou bonita!!

    http://feitoamaekika.blogspot.com.br/2011/12/manta-flores-delicadas-rosa.html

    Beijos
    Kika

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kika, a viagem foi realmente deliciosa! Descansei bastante... Amiga, suas mantas estão maravilhosas! Vou anotar agora lá no post da manta que você as teceu e fazer um link para o seu blog... Muito Obrigada por me avisar! Beijos

      Excluir
  51. Muito Obrigada, pelo convite! Irei sim te fazer uma visita. Beijos

    ResponderExcluir
  52. Oi Sonia, parabéns pela visita e pelas lindas imagens!
    Um abraço carinhoso da Wal

    ResponderExcluir
  53. Aproveitar as férias com a família é tudo de bom...mais ainda em um lugar tão lindo como este!!!
    Adorei a ideia do pano de prato...mas vamos comentar que sempre encontro o mesmo problema quando viajo: ideias lindas e um acabamento...
    Mas na vida é assim, vamos aprendendo sempre!!
    Bjks no coração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Regina, infelizmente os artesanatos que encontramos a venda em seu grande maioria são mesmo mal feitos, o que é realmente uma pena.
      Muito Obrigada, pelo seu carinho!
      Beijos

      Excluir
  54. Olá, Sônia Maria! Tudo é muito lindo nessas fotos em que postastes. Parece que esse lugar é extremamente exótico. Quanto ao trabalho é simplesmente bonito, e a beleza do artesanato é exatamente isso não ser perfeito, se não, não seria artesanato... entendes?... Que bom que curtistes a família!
    Estou ansiosa aguardando a próxima novidade que certamente tu terás para nós. Parabéns por tudo e felicidades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sônia, muito obrigada pela sua atenção e carinho, amiga! Quanto a aparência do artesanato a imperfeição está em não ser exatamente igual, como os tecidos a maquina, o que é impossível tecendo a mão. No entanto acabamento mal feito, como o que eu estava dizendo, não é uma das característica do artesanato. Da forma que fizeram o acabamento naquele barrado e vários outros que comprei eles começarão a se desfazerem nas primeiras lavadas... Eu não me fiz entender direito.
      Beijos

      Excluir
  55. Ah que prazer ver vc nesse paraíso, fico feliz por teres aproveitado bem suas férias e ter nos trazido novidades; um abração querida, e é muito bom tê-la de volta, uma boa noite pra ti.

    ResponderExcluir
  56. Sônia, admiro muito seu trabalho! Quantas coisas lindas e inspiradoras! Sou iniciante em crochet e tenho aprendido MUITO por aqui. Assim, muito obrigada!
    Depois de fazer a almofada em pétalas/dália que vi aqui (fiz em tons de azul e está fazendo o maior sucesso na família), estou agora no desafio de descobrir o "modus operandi" de uma almofada estrela pela qual estou apaixonada. Veja aqui: http://pinterest.com/pin/40602834111348259/
    Ficaria linda, assim grandona, numa casa de praia, não?
    Você teria alguma receita ou instruções de como proceder? Ficaria muito grata!
    Beijos, obrigada pela atenção e bons crochés!!
    guineverre2@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, estou feliz por saber que você conseguiu fazer uma linda almofada pétalas. Se puder me mande fotos ou me repasse algum link de pagina onde você a tenha postado. Vou adorar ver o seu trabalho e anotar aqui no blog que você a teceu...
      Quanto a almofada estrela, eu não tenho a sua receita. No entanto sei que ela esta sendo vendida no RAVELRY. Siga o link e confira: http://www.ravelry.com/patterns/library/stars-6
      Caso você não queira comprá-la veja o gráfico de uma manta que a Márcia fez que é semelhante... Se diferenciando apenas nos pontos em relevo que realçam os vincos da estrela. Você pode se orientar pelo gráfico dela. Faça duas peças de crochê, no tamanho da sua preferencia, emende-as e coloaque o enchimento. Feche e estará pronta a sua linda almofada... http://www.croche.tv/2010/04/manta-de-croche-para-bebe-para-sofa-ou.html
      Beijos

      Excluir
    2. Sônia, obrigada pela resposta e atenção. Ainda não publiquei a foto da almofada de pétalas, que terminei há apenas dois dias... vou providenciar e divulgar lá pelo facebook, aí te mando o link. Na verdade, fiz DUAS. Uma em tons terra com laranja e outra em tons de azul. Uma em pontos altos e outros com pontos baixos (ficou mais fechada). Obrigada pelo link com o tutorial para compra e download das estrelas. Vou providenciar!
      Beijos e muita paz!

      Excluir
    3. Ok, amiga! Que bom que são duas! Vou aguardar os links...Bjs

      Excluir
  57. ola amiga que bom poder descansar e com a familia que e melhor ,lugar lindo , este livro eu li e minha neta tb adoramos alias ja lemos varios livros deste autor , muito obrigada por nos mostrar este lugar lindo que DEUS te abençoe bjs ...
    zilda regina mineira de BH
    oliveiraalvespinto53@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zilda, dias atrás passou o filme na Globo, você viu? Eu gostei muito também... Beijos

      Excluir
  58. Respostas
    1. Seu Nordeste é maravilhoso, amiga!!!! Pena que esteja tão longe do meu Planalto Central... Beijos

      Excluir
  59. Anna de Bruin, disse via Gmail em 24 de jan:segunda-feira, 15 de julho de 2013 às 11:12:00 BRT

    Lindo lugar.......É um prazer entrar no seu blog, você sempre simpática, Deus te ilumine sempre, abraços, Anna Bruin..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, Anna de Bruin! Muito Obrigada pelo seu seu carinho e atenção! Beijos

      Excluir
  60. maria angela caetano rodrigues, disse via Gmail em 28 de jan:segunda-feira, 15 de julho de 2013 às 11:14:00 BRT

    Bom dia, Sonia.... adoro seu blog..... aprendi muito c/ vc... as fotos são lindas e das férias também.Que Deus ilumine seu caminho.... e continue abençoando suas mãos, criando e ensinando com muita saúde..... bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, Maria Angela! Muito Obrigada pelo seu seu carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  61. Olá Sónia! Sou Portuguesa, de Lisboa, e sigo o seu blog vai fazer 2 anos. Adoro todos os seus trabalhos e tenho feito alguns, para mim, através dos magníficos gráficos que tem postado. Vi, hoje, as suas fotos de Porto Galinhas. Que lindo lugar! Nunca fui ao Brasil, pois o que me dizem é que há muita falta de segurança e fico com medo. Como foi em Porto Galinhas? Puderam estar na praia sem problemas?
    Quero desejar-lhe as maiores felicidades e pedir-lhe que continue, por muito tempo, este seu maravilhoso blog. Obrigada e um grande abraço,
    Maria João Noronha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria João, aqui n o Brasil , principalmente nas grandes cidades, a violência está grande mesmo... Em Porto de Galinhas é muito tranquilo... Dizem que inúmeros portugueses têm casas de veraneio lá... É uma praia menos movimentada... A casa que alugamos fica na beira da praia, que dizem nunca ter tido incidentes de roubos... Lá tem Resorts maravilhosos e acredito que seguros, também. Faça uma pesquisa e se quiser o site da casa que alugamos, sera um prazer te repassar.
      Amiga, estou muito feliz por saber que você gosta do meu blog... Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção! Beijos

      Excluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante pra mim. Obrigada!

Postagens mais visitadas deste blog

COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DO SEU CROCHE

Olá, amiga (o)! Hoje quero falar com você sobre dois importantes assuntos: 1. COMO CALCULAR O PREÇO DA SUA PEÇA DE CROCHÊ  e   2. CAMPANHA PELA VALORIZAÇÃO DOS TRABALHOS DAS CROCHETEIRAS, TRICOTEIRAS E ARTESÃS EM GERAL. Preliminarmente, vale ressaltar que não faço crochê para venda, exatamente porque   o nosso trabalho artístico não é devidamente valorizado.  Acho absurdamente barato o que se cobra e o que se paga pelas peças de croché.  No entanto, como a minha formação é em Administração de Empresas, posso te dar algumas dicas de como calcular um preço justo para a sua peça. Então, vamos lá!!! I - COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DO SEU  CROCHÊ São vários os itens que devemos levar em consideração quando vamos calcular o preço de venda de uma peça de crochê...  Vamos primeiramente calcular o seu PREÇO DE CUSTO e depois o PREÇO PARA VENDA . PREÇO DE CUSTO: 1 - CALCULE SEU TEMPO DE TRABALHO: Para encontrar esse tempo faça o

CASAQUINHO DE CROCHE PARA BEBE PONTOS ALTOS

Olá, amiga (o)! Fiz mais um  CASAQUINHO DE CROCHÊ,  para Isabela.  Minha filha adorou! Atente para os detalhes dos ombros. Ele não é em linha reta. É perpendicular. Assim ele fica com o caimento  certo no corpo. Para tecê-lo usei uma lã mais grossa do que as que uso normalmente em roupinhas para bebê. Isabela já tem 9 meses... Por esse motivo usei uma lã normal e mais grossa. MATERIAL NECESSÁRIO: Lã  D'PRIMERA  da  COATS  - 100% acrílico - Cor 894; Agulha de crochê Clover 5,5 mm; Tesourinha e  Agulha de tapeceiro, para o arremate. Veja o GRÁFICO DO CASAQUINHO PARA BEBE 9 MESES GRÁFICO MANGA CASAQUINHO DE CROCHÊ BEBE 9 MESES Depois das peças prontas, costure os ombros e as mangas ... Para o acabamento final faça: 1. Uma carreira de Pontos Baixos (pb) pelo avesso, como ele ficou em toda peça. 2. Uma carreira de Pontos Altos Relevos (par) pegando pela Frente (parf). 3. Para finalizar pregue os botões e    Para abot

LINKS DE CROCHÊ e COMO TRADUZIR RECEITAS DO INGLÊS PARA O PORTUGUÊS.

Olá, amiga (o)! São dois ,  os assuntos de hoje: 1. DICAS DE COMO TRADUZIR RECEITAS DO INGLÊS PARA O PORTUGUÊS   e 2. LINK DE UM SITE AMERICANO que tem, inclusive, tabela de pontos com suas descrições. 3. LINK PONTOS RUSSOS / INGLES. ASSUNTO 1: DICAS DE COMO TRADUZIR RECEITAS DO INGLÊS PARA O PORTUGUÊS. De nada adianta encontrar receitas de crochê em inglês sem saber traduzi-las. Se você tem essa dificuldade, com as minhas dicas abaixo, você vai ver que os seus problemas acabaram. É tudo muito simples!  Você faz uma parte e o Tradutor do Google faz o restante.  Para traduzir textos  use o  GOOGLE    . Copie o texto e cole na caixa de"texto original"  da  página do Google.    No texto que você colou, onde tiver uma abreviação  de ponto de crochet em Inglês ( ou qualquer outra língua) já traduza, você mesma,  o nome dele para o Português . O Google não traduz termos técnicos... Em seguida escolha o idioma e click em Traduzir.