Pular para o conteúdo principal

PONTO DE CROCHE GRANNY




Olá, amiga(o)!


Quando comecei a fazer crochê, conheci o PONTO DE CROCHÊ GRANNY (GRANNY STITCH CROCHET), PONTO DE CROCHÊ AVÓ,  PONTO DE CROCHÊ DA VOVÓ ou PONTO BLOQUINHOcomo ele é comumente conhecido em nosso País. Naquela época mais usado para tecer os quadradinhos de crochê... Depois fui conhecendo, pelo mundo afora, suas várias formas e sua história, que  hoje quero dividir com você.

Esse é um ponto muito conhecido e usado no tradicional QUADRADO DA VOVÓ (SQUARE GRANNY) ou VELHA AMERICA (Old America = América do Norte). A nossa América, foi descoberta e colonizada posteriormente. Por isso ela é conhecida como Nova América. 

Após a quebra da Bolsa Americana em 1929, época da Depressão Econômica, as matriarcas, numa época de muita dificuldade financeira, usando da sua criatividade,  começaram a usar os fios que tinham, para tecer cobertas e roupas para vestir e proteger as suas famílias do frio.  Foi aí que surgiu esse ponto e o uso das várias cores e fibras para tecê-lo. Acredito que seja por isso também que ele passou a ser chamado, dessa forma carinhosa, de PONTO AVÓ ou PONTO DA VOVÓ. 

O interessante é que esse ponto não nos remete à antiguidade e nem às dificuldades financeiras. Muito pelo contrário, ele nos lembra os movimentos hippies dos anos 70, onde as roupas eram muito coloridas e quando ele também foi muito usado, tanto nas roupas quanto em peças para casa...



O PONTO GRANNY é um PONTO FANTASIA, composto de vários "BLOQUINHOS" de Pontos Altos (pa). Cada um desses BLOQUINHOS é composto de 3 Pontos Altos (pa).

Para que essa conversa seja entendida por todas, desde as iniciantes até as catedráticas do crochê, primeiramente precisamos falar sobre:

O QUE É UM PONTO FANTASIA?

Ponto Fantasia é o resultado da junção de um ou mais dos PONTOS BÁSICOS DO CROCHÊ. 

QUAIS SÃO OS PONTOS BÁSICOS DO CROCHÊ?

Os Pontos Básicos do Crochê, são:
Ponto Corrente (pc) ou Correntinha (corr), como ele é mais conhecido.
Ponto Baixíssimo (pbx)
Ponto Baixo (pb)
Meio Ponto Alto (mpa)
Ponto Alto (pa).
Ponto Alto Duplo (pad)
Ponto Alto Triplo (pat)
Ponto Alto Quadruplo (paq)
Ponto Alto Quintuplo (paq)...
E por aí vai... 
(Já postei aqui no blog um PONTO DE CROCHE NONUPLO, você se lembra? Se não, veja .)


O QUE É BASE NO CROCHÊ? 
É um conjunto de pontos, que nos servirá de apoio para tecermos outros pontos sobre eles. 
Exemplificando:
Em trabalhos compostos de Carreiras de Ida e Volta, a BASE é o Fio de Correntinhas. Por isso a chamamos de Fio Base de Correntinhas.

Em trabalhos de Crochê Circular, ou que se inicie a partir de um Circulo Mágico ou Anel,a BASE é o Anel de Correntinhas ou o Circulo Mágico.

O QUE É UM PONTO DE BASE? 
É o Ponto onde tecemos um ou vários pontos.
Exemplificando:

Para iniciar o PONTO GRANNY OU AVÓ, teça:

Um Fio Base, composto de várias de Correntinhas, no comprimento necessário para a peça que você vai tecer. 

Em seguida, + 5 Correntinhas;

Na 6ª Correntinha, contadas a partir da Agulha, teça o 1º BLOQUINHO composto de 3 Pontos Altos. ATENÇÃO! Essa 6ª Correntinha é o meu Ponto de Base, nesse caso.

Em seguida, pulei + 2 Correntinhas, do Fio de Base;

Depois teci + um BLOQUINHO de 3 Pontos Altos (pa), na 3ª Correntinha do Fio Base.

Teça bloquinhos de pontos altos até o final dessa Carreira.

Lembrando que essa carreira deve terminar com apenas 1 Ponto Alto, tal qual iniciamos com 3 daquelas 5 primeiras correntinhas, que consideramos como 1 Ponto Alto.


O QUE É ESPAÇO  DE BASE?
Espaço Base, exemplificando essa manta que estou tecendo em linha reta, é o espaço formado entre bloquinhos, ou seja, entre os pontos de início de um bloco e do final do outro Bloquinho.


ELE PODE SER TECIDO DE VÁRIAS FORMAS:

PONTO GRANNY EM LINHA RETA, tal qual essa manta que estou fazendo:

Na 1ª Carreira, o bloquinho de 3 pontos altos é tecido em um mesmo PONTO DE BASE.

A partir da 2ª Carreira, ele é tecido em um mesmo ESPAÇO DE BASE.







PONTO GRANNY EM FORMA DE EM ZIG-ZAG, tal qual a  MANTA DE CROCHE ZIG-ZAG LUIZ FELIPE:
Para formar as pontas para cima: 
Aumente pontos, tal qual indicado no Gráfico a seguir.

Para formar as pontos pra baixo:  
Reduza pontos, tal qual indicado no gráfico a seguir. 



PONTO GRANNY NA FORMA CIRCULAR, tal qual nesse GORRO DE CROCHÊ:



PONTO GRANNY NA FORMA QUADRANGULAR, tal qual nesse QUADRADINHO DE CROCHE (Crochet Square):  
Para tecer o PONTO GRANNY na forma de quadrado, aumente pontos em seus 4 ângulos, tal qual  indicado no gráfico a seguir. 
PONTO GRANNY NA FORMA RETANGULAR, tal qual nesse TAPETE RETANGULAR 

Para tecer o PONTO GRANNY na forma de Retângulo, seu Fio Base deverá ser em linha reta. Depois é só fazer aumentos de pontos em seus 4 ângulos, tal qual  indicado no gráfico a seguir. Clique na foto para ampliar...


PONTO GRANNY NA FORMA HEXANGULAR, tal qual nesse CASAQUINHO HEXAGONOS EM CROCHE :

Para tecer o PONTO GRANNY na forma de Hexágono, aumente pontos em seus 6 ângulos, tal qual  indicado no gráfico a seguir. 



PONTO GRANNY NA FORMA TRIANGULAR, tal qual nesse TRIÂNGULO DE CROCHÊ:

Para tecer o PONTO GRANNY na forma de Triângulo, aumente pontos em seus 3 ângulos. No gráfico a seguir o triangulo é composto de  bloquinhos de 4 Pontos Altos (pa)... Para ver o seu PASSO-A-PASSO  clique na foto: 


No gráfico a seguir o triangulo é composto de bloquinhos com 3 Pontos Altos (pa)... 

PONTO GRANNY TECIDO NA DIAGONAL:
Veja no site Perigrines Eyrie, link acima.

BONS CROCHÊS!

Abraços com carinho,

Sônia Maria
FALANDO DE CROCHET

Comentários

  1. Félicitation Nelia les crochet sonts magnifique et merçi pour les explication bonne journée Marie-Claire

    ResponderExcluir
  2. como siempre tus explicaciones son muy trabajadas,te lo deben de agradecer aquellas personas que recien empiezan este maravilloso arte del ganchillo y a las que debemos trasmitirlo...gracias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida q espessura vc usou e agulha.... q tenho q fazer uma peseira...brigada

      Excluir
    2. Querida gostaria q vc me indicasse um barbante ou uma lã mais grossa q posssa fazer uma peseira e a agulha ...brigada

      Excluir
  3. adorei a explicação, venho aqui todos os dias aprender mais um pouquinho,porque sou uma inciante,
    e amo ler tudo que fala de croché.
    quero aprender a fazer esse ponto, mas não parece difícil nao.
    seu blog è muito bom e você uma ótima professora

    bacione da Itália

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edna, estou feliz por saber que você vem aqui todos os dias. Esse ponto é muito simples. Tente que você conseguirá, amiga! Muito Obrigada pela atenção! Beijos

      Excluir
  4. Olá minha linda!
    Que aula maravilhosa!!!
    Obrigada por dividir com todas nós!
    Queria te convidar para ver o sapatinho em crochet para adulto que postei no blog (minhaslinhaseeu.blogspot.com.br). É aquele inspirado no seu sapatinho em crochet circular!
    Beijinhos,
    Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, adorei seu sapatinho! Vai para minha lista, quero tecê-lo... O PAP escrito ficou ótimo também. Vou anotar agora lá no meu post que você se inspirou no meu e fazer um link para o seu blog. Muito Obrigada pelo link e por me avisar. Parabéns, amiga!
      Beijos

      Excluir
    2. Olá Sônia!
      Obrigada pela visita, pelo carinho...e pela inspiração, sempre!
      Beijinhos,
      Cris

      Excluir
  5. Simplesmente perfeito! Você como sempre ensinando e muito bem! Beijão!

    ResponderExcluir
  6. Como sempre dicas maravilhosas e c/muito carinho. Eh tão bom encontrar suas orientações, vc não teria alguma revista ah publicar c/tanta coisa que vc sabe e que poderia nos ajudar ? Aqui no Brasil eh tão dificil a gente encontrar realmente o que interessa, a não ser pela Internet, o que eh difícil copiar, o papel eh mais facil de manusear e guardar. Ja escrevi varias vezes p;Editora Abril, mas acho que ainda não tomaram consciencia de nossos interesses com artesãs primárias e curiosas. Obrigada mais uma vez Son ia e que Deus continue te iluminando. Bjs/Rita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rita, tenho sim pretensão de publicar pelo menos apostilas. Estou avaliando alguns projetos. Muito Obrigada pela atenção, Rita!
      Beijos

      Excluir
  7. Adorei as explicações,como sempre tudo bem explicadinho.
    Obrigada por mais uma aula de crochê.
    Um maravilhoso dia.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  8. fabuloso!!!! justo estaba buscando ste punto zigzag
    agradesco siempre su ayuda con las nuevas novedases
    eres u libro de sabiduria
    besitos
    aurodiaz@2000yahoo.com

    ResponderExcluir
  9. MARAVILHOSO, AMEI E VOU RETORNAR SEMPRE. SIMPLES ASSIM, LINDO BJS

    ResponderExcluir
  10. Bonjour Amiga !! bem elaborados e muito bem explicados, PROFESSOR. Obrigada pelas suas dicas e conselhos. Bizz, Leelou

    ResponderExcluir
  11. muy clara tu explicación gracias Sonia!!! un beso buen fin de semana ♥

    ResponderExcluir
  12. Ficou maravilhoso. Obrigada por tudo querida Sónia.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia amiga,fiz um post sobre seu blog e gostaria de sua avaliação , caso algo a desagrade peço que me notifique.Meu e mail: fuxikitosbysunset@gmail.com.
    Segue o link da postagem :http://www.fuxikitosecia.com.br/2013/05/para-falar-em-croche.html

    Aguardarei ansiosa sua visita.Bjinhos arteiros.Tania Mara
    www.fuxikitosecia.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tania Mara, estou emocionadíssima com o seu post... Sabe aquela sensação de dever cumprido? De estar atingindo os objetivos? De realização? E de gratidão pelo seu reconhecimento? Pois bem, é com esse turbilhão de sentimentos que te agradeço de coração... Muito Obrigada, pela sua amizade, carinho e atenção!
      Beijos

      Excluir
  14. Esse Post tá demais ,tantas informações maravilhosas,tenho prazer de vir aqui é tanta coisa que aprendo obrigada pelo cuidado e carinho com cada matéria que vc publica!! Um grande beijo e muito sucesso!!!

    ResponderExcluir
  15. EXPLICAÇÃO FENOMENAL........SEMPRE FAÇO MAIS NÃO TINHA IDEIA DE NOME E DE SUAS VARIAÇÕES..........BJ E OBRIGADA

    ResponderExcluir
  16. Olá,Sonia!
    Como sempre,nos passando gandes ensinamentos.
    Obrigada,Nena

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Sonia!
    Bela explicação amiga!
    Parabéns, vc é demais minha flor!
    Demaissssssssssssssssssss!

    beijos!

    ResponderExcluir
  18. Sonia Maria, adorei as explicações...não sou nenhuma expert em croche, porém me interesso muito em aprender sempre. Tenho 80 anos, admiro muito seus trabalhos. Obrigada pelos ensinamentos, muita luz para você, abraçoa. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um prazer ter você como amiga e leitora. Muito Obrigada pela atenção!
      Beijos

      Excluir
  19. Sonia Maria, muito obrigada por partilhar conosco! Sou uma iniciante, faço tricot a muitos anos como um hobby, e a um ano comecei a me aventurar no crochet, simplesmente me apoixonei.... Não costumo comentar, apenas acompanho, mas esta sua explicação, paciente, muita bem feita, merece muitos elogios! Você é incrível! Que Deus e a vida te permitam fazer isso sempre e que você tenha muitas alegrias e realizações! Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, amiga!
      Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção, Mara Regina!
      Beijos

      Excluir
  20. Excelente aula! Parabéns!!
    Bj Fabi Pacheco
    Gateira Criativa

    ResponderExcluir
  21. Grazie mille per le tue splendide spiegazioni se non ci fossi bisognerebbe inventarti, un grande saluto e un super abbraccio Silvia

    ResponderExcluir
  22. Esta tua postagem me remeteu à minha avó que fazia tudo neste ponto granny,me bateu uma saudade... Muito obrigada por partilhar e nos fazer voltar no tempo com as lembranças. Um beijo carinhoso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Marino, é tão bom voltar no tempo, não é? Adoro quando isso acontece comigo... Estou feliz por saber que te propiciei esse reviver...
      Muito Obrigada pelo carinho e atenção!
      Beijos

      Excluir
  23. Que post maravilhoso e instrutivo Sônia! Adorei!
    Obrigada.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  24. Sonia só você sabe ensinar assim tão bem.Muito obrigado adorei este post.Abraços

    ResponderExcluir
  25. Amiga Sonia

    Este post é mais do que um livro...5********
    Adoro trabalho com esse ponto pois permite fazer tudo, é simples e consigo colocar todas as cores de que gosto e mais uma.Tenho mantas, naperons, casacos, e nunca ficam iguais. Penso que é aí mesmo nessa simplicidade que está a sua beleza.
    Isabela deve estar linda!
    A Matilde depois dos 2 anos começou a falar, falar, falar...já quer ir comprar as agulhas para fazer o "coché" igual à avó.A minha recente compra das Clover incluíu uma em acrílico 10mm e é com ela e um novelo que ela vai imitando a vavó...Realmente é uma perdição ser avó... :)
    Um ótimo fim de semana
    Abraço
    Nélia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou lisonjeada, Nélia! Um elogio desses, vindo de você, é motivo de muito orgulho, amiga! Eu também adoro tecer esse ponto. Alguns pontos fantasia auferem a peça um ar de vintage... Esse que é bem antigo pelo contrário, dependo do formato e cores ele vai do country ao moderno. Ele é realmente muito interessante...
      Imagino a gracinha da Matilde... A Isabela também quer fazer crochê... Não tinha pensado na agulha de acrílico. Tenho ela 10 mmm. Da próxima vez que ela vier vou dar a ela e vamos ver o que sai.
      Nélia essa manta coberta colorida estou tecendo pra ela, sabe por que? Ela viu no meu computador uma manta toda com listras coloridas e me pediu para comprar pra ela, pode? Daí eu disse que não iria comprar mas que iria tecer pra ela. Acho que ela vai gostar...
      Um ótimo final de semana pra você também, amiga!
      Beijos

      Excluir
  26. É lindo tudo que vc faz e divide com a gente Sônia Maria,Parabéns Sempre!!!
    Beijosss

    PS:Também venho aqui sempre aprender um pouquinho mais <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou feliz por saber, amiga! Muito Obrigada pelo carinho e atenção!
      Beijos

      Excluir
  27. Cada dia aprendo alguma coisa nova com as tuas publicações,tão exatas e fáciles de comprender,Muito obrigada Sonia!!!!Um beijo!!!!!!

    ResponderExcluir
  28. Sonia Ma.

    adorei suas explicações , aliás como sempre!

    parabéns você é demais!

    beijos, Angela

    ResponderExcluir
  29. Olá Sonia, parabéNS pelo blog....MARAVILHOSO!!!! Estou aprendendo muito com vc.....obrigada!

    Minha dúvida é simples, mas não encontrei a resposta no seu blog.

    Estou fazendo algumas algumas mantas para minha netinha que nasce em setembro.

    Devo lavar as mantas após ficarem prontas?

    Posso lavar com sabão para roupas delicadas?

    Posso centrifugar?

    Obrigada,

    Abç

    norma

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Olá, Norma!
      Lave a mão, com sabão de coco, dentro de uma bacia, limpa e higienizada. Coloque a manta dentro da bacia, já com o sabão diluído, na água. Não esfregue... Apenas aperte a peça por várias vezes. Enxague bem. Não coloque confort, os médicos pediatras não recomendam. Não precisa centrifugar. Apenas aperte um puco para retirar o excesso de água. Coloque para secar, na sombra e em varal horizontal. Lembre-se que, da forma que ela secar, ela vai ficar. Portanto arrume direitinho em cima do varal sem esticar muito e sem deixar embolada... Bem lisinha. Assim não precisa passar.
      Se puder me mande foto. Se publicar mande o link. Quero ver suas mantas.
      Beijos

      Excluir
  30. Olá, Sônia. Você sempre atenciosa com seus amigos seguidores, ne ? Achei muito oportuna sua sugestão de aproveitar lãs acumuladas para tecer mantas multicoloridas; ficam graciosas, aconchegantes eo Ponto Granny eh perfeito. Acatei sua sugestão e 'passeei' pelo blog ATTIC24 , há trabalhos lindos lá . Já programei arrumar meus guardados na próxima semana pra começar minha manta, depois posto no meu blog. Beijos e bom fim-de-semana. Dina .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dina, muito obrigada pelo carinho. Quando postar a sua me avise amiga. Vou adorar vê-la. Beijos

      Excluir
  31. Bom dia Sônia!
    Já fiz vários tapetes seguindo sua explicação de quadradrinhos de crochê,ficaram prefeitos,eu não conseguia fazer o canto e depois subir para carreira de cima direito,depois que vi seu post,segui e deu certinho,a melhor explicação que encontrei. Fiz um tapete só de quadrados para meus sobrinhos,adorei o resultado.Obrigada!
    Um abraço
    Cláudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudia, adorei saber! Fui no seu blog e não encontrei o tapete. Seria aquele preto e vermelho? Beijos

      Excluir
    2. Oi Sônia!
      É o preto e vermelho coloquei ele com o marcador de tapetes de times de futebol,como uma opção para quem tem filhos que torce para times diferentes.
      Um abraço
      Um ótimo domingo!
      Cláudia.

      Excluir
    3. Claudia fui no seu blog e deixei um comentário para você. No post a que me referi não consta que você aprendeu a técnica aqui no blog. Confirme por favor. Vou adorar anotar aqui no blog... Beijos

      Excluir
    4. Boa noite Sônia!
      Já coloquei e espero que esteja tudo certo,qualquer coisa me avise.
      Um abraço
      Cláudia

      Excluir
    5. Claudia, fui no seu blog e vi que os quadradinhos do seu tapete ficaram com os fechamentos, de carreiras, perfeitos. Anotei aqui no blog, http://falandodecrochet.blogspot.com.br/2011/08/nova-tecnica-de-como-tecer-quadradinho.html , que você os teceu e fiz um link para o seu blog. Muito Obrigada por me avisar.
      Beijos

      Excluir
  32. Bom dia Sonia!
    Como sempre nos surpreendendo com trabalhos maravilhosos,
    tudo bem explicadinho.
    bjs,
    Marli

    ResponderExcluir
  33. Hola! Te he dejado un premio en mi blog! :) saludos
    Mirtha Amigurumis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada pelo carinho, Mirtha! Estive no seu blog e me encantei com seus amigurumis...
      Beijos

      Excluir
  34. Sonia Maria parabéns! Que vc receba em dobro o bem que dissemina ao mundo. Considero-me abençoada por conhecer e acompanhar seu trabalho e sorver suas lições. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fleur, que bom saber que você pensa assim. Somos uma comunidade do crochê... É muito gratificante dividir com as amigas aquilo que vou aprendendo e descobrindo mundo afora. Beijos

      Excluir
  35. Obrigada por essa espetacular aula! Muitas bençãos em dobro ao bem que vc dissemina no mundo. Vc é boa demais no que faz! Parabéns!

    ResponderExcluir
  36. Boa noite, Sonia.
    Estou aqui enlevada com tanta descrição e formasde fazer esse ponto.
    fiquei parada por 3 anos, sem fazer crochê, devido a problemas nas mãos.
    Mas estou bem melhor e agora animadíssima em experimentar esse ponto em diversos trabalhos.
    Está saindo fumacinha da minha cabeça de tanto planejar coisas.
    Mas vou ter que começar por uma, para depois ir fazendo outras, não é mesmo?
    Obrigada por ser essa pessoa generosa, que compartilha o que sabe, com muito amor e simptia.
    Bjos e bom domingo.
    Elisabeth Portes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elisabeth Portes, é muito bom saber que, você já esta melhor e retomando seus trabalho. Muito Obrigada por me contar a sua reação diante do post. Isso me ajuda e muito a avaliar o que escrevo e publico... Despertar a criatividade é um dos objetivos a ser atingido. Quando fico sabendo fico muito feliz. É muito bom contribuir para um start positivo na vida das amigas. Muito Obrigada, pelo carinho e atenção!
      Beijos

      Excluir
  37. Muito obrigada pela sua visita no meu blogue !!
    voce faz muitas coisas tao bonitas
    beijos da PAris

    ResponderExcluir
  38. Oi Sônia, que programa de computador tu usas para fazer teus gráficos? desde já te agradeço,beijokas

    ResponderExcluir
  39. Que ótimo Sônia! Bem explicado, eu adoro este ponto, fica bem em tudo.
    Um beijo!!

    ResponderExcluir

  40. Gostei bastante do resultado.Dei uma olhada na sua página no face e vi o sapatinho em circulo, semana passada fiz um daquele tipo, só mais fechado como uma meinha. Ficou uma graça, tb coloquei uma florzinha.
    Obrigada por compartinhar.
    Um abraço,
    Antonieta

    18 mai (3 dias atrás)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Antonieta! Você fotografou e publicou? Se publicou no Face me marque na foto por favor. Beijos

      Excluir

  41. Oiiiiiiiiiiiiiiiii te enviei um e-mail gostaria muito que voce me desce um pouquinho de atenção,por favor vai. BJS
    Nadja Maria
    18 mai (3 dias atrás)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nadja, vou procurar seu e-mail. Fico, às vezes, até meses sem abrir essa caixa postal. Peço qualquer duvida perguntar aqui no blog, através de comentário, ok? Esses vejo e respondo quase que diariamente.
      Bjs

      Excluir
  42. Oi amiguinha! Suas explicações são claríssimas, isso facilita muito a compreensão de pessoas que como eu só sabe os pontos básicos. Acabei de fazer uma amostra do ponto granny (olha que chique, estou aprendendo até os nomes corretos contigo!), é muito simples e bonito, aplicável em diversos trabalhos! Obrigada mesmo! Bjos no coração!!!!
    Penha
    17 mai (4 dias atrás)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penha estou muito feliz por saber, amiga!!! Esse ponto é uma delícia de tecer, não é? Depois me mande uma foto do seu trabalho. Vou adorar vê-lo e anotar no blog. Muito Obrigada, pelo seu carinho e atenção!
      Beijos

      Excluir
  43. Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção, amiga!
    Beijos

    ResponderExcluir
  44. Oi Sonia Maria, obrigada pela aula, maravilhosa amiga, tenho mts receitas de casaquinhos de bebe com esses quadradinhos de crochê, mas qdo teço eles ficam esquisitos, na receita consta 2 corr entre os quadradinhos e olhando a foto do trabalho parece que não tem nenhuma corrente. Será que por isso amiga, por tecer 2 corr entre os quadradinhos que eles ficam esquisitos? Vou tentar tecer um sem corrente, quem sabe. Amiga estou postando comentário aqui com duas netas falando na minha cabeça.... desculpe se não escrevi direito
    Beijos
    Inez Garcez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inez, esse ponto é tecido de várias formas e isso até me esqueci de dizer nesse post. Ele pode ser intercalado por uma, duas ou nenhuma correntinha. Quando é intercalado por duas ele fica com os furos maiores. Se tecido sem nenhuma como na minha coberta ele fica sobrepondo um pouco os pontos tanto do inicio quanto do final do bloquinho, deixando assim os furos menores... Eu gosto mais dele com 1 correntinha no espaço ou sem nenhuma.
      Beijos

      Excluir
  45. Que bom que você gostou, amiga! Claro que permito que você o copie. Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção, amiga!
    Beijos

    ResponderExcluir
  46. Gracias!!!!!!!! es maravilloso lo que nos compartes.
    besos

    ResponderExcluir
  47. Sônia Maria, admiro seu carinho e disponibilidade em nos repassar seus ensinamentos e dicas valiosas! São coisas que só mesmo uma pessoa generosa como vc sabe fazer! É com grande prazer que recebo seus posts...Que Deus a abençoe e derrame muitas bençãos sobre vc e sua família. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, Maria Helena! Muito Obrigada por me dizer, amiga! Estou muito feliz por isso... Muitas bençãos para você e sua família também. Beijos

      Excluir
  48. Linda esta manta! Vi neste blog que tem uma fazendo
    http://drikacrochet.blogspot.com/2013/06/muito-tempo-depois.html
    e vim ver a sua. divina!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada, por me avisar, amiga! Fui lá e vi o quanto a manta da Drika está ficando linda... Estou muito feliz por tê-la inspirado... Beijos

      Excluir
  49. Lindo o ponto e ele é muito versátil, dá pra criar várias peças .... muito leal mesmo ... muito bom tb esse blog, sempre trazendo coisas novas .... um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cássia Barreto, ele é realmente muito versátil! Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção! Beijos

      Excluir
  50. Amigas fiz diversas outras peças com esse ponto, que adoro! A seguir, link para cada um dos post desse Jogo. Se você prefere um jogo com Barras iguais, você tem 8 barras diferentes, é só escolher a de sua preferência e tecer o seu. Espero, de coraçao, que você goste.
    Sousplat de Croche Granny Barra 1
    Sousplat de Croche Granny Barra 2
    Sousplat de Croche Granny Barra 3
    Sousplat de Croche Granny Barra 4
    Sousplat de Croche Granny Barra 5
    Sousplat de Croche Granny Barra 6
    Sousplat de Croche Granny Barra 7
    Sousplat de Croche Granny Barra 8

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não atualizei o post por medo de perdê-lo como aconteceu com o do Gorro Divine Hat. Bjs

      Excluir
  51. Adorei o seu post. Amo trabalhar em ponto granny, acho prático e bonito. Mesmo monocromático, o resultado é muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Hel! Adorei saber! Eu também sou fã do Ponto Granny! Beijos

      Excluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante pra mim. Obrigada!

Postagens mais visitadas deste blog

COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DO SEU CROCHE

Olá, amiga (o)! Hoje quero falar com você sobre dois importantes assuntos: 1. COMO CALCULAR O PREÇO DA SUA PEÇA DE CROCHÊ  e   2. CAMPANHA PELA VALORIZAÇÃO DOS TRABALHOS DAS CROCHETEIRAS, TRICOTEIRAS E ARTESÃS EM GERAL. Preliminarmente, vale ressaltar que não faço crochê para venda, exatamente porque   o nosso trabalho artístico não é devidamente valorizado.  Acho absurdamente barato o que se cobra e o que se paga pelas peças de croché.  No entanto, como a minha formação é em Administração de Empresas, posso te dar algumas dicas de como calcular um preço justo para a sua peça. Então, vamos lá!!! I - COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DO SEU  CROCHÊ São vários os itens que devemos levar em consideração quando vamos calcular o preço de venda de uma peça de crochê...  Vamos primeiramente calcular o seu PREÇO DE CUSTO e depois o PREÇO PARA VENDA . PREÇO DE CUSTO: 1 - CALCULE SEU TEMPO DE TRABALHO: Para encontrar esse tempo faça o

CASAQUINHO DE CROCHE PARA BEBE PONTOS ALTOS

Olá, amiga (o)! Fiz mais um  CASAQUINHO DE CROCHÊ,  para Isabela.  Minha filha adorou! Atente para os detalhes dos ombros. Ele não é em linha reta. É perpendicular. Assim ele fica com o caimento  certo no corpo. Para tecê-lo usei uma lã mais grossa do que as que uso normalmente em roupinhas para bebê. Isabela já tem 9 meses... Por esse motivo usei uma lã normal e mais grossa. MATERIAL NECESSÁRIO: Lã  D'PRIMERA  da  COATS  - 100% acrílico - Cor 894; Agulha de crochê Clover 5,5 mm; Tesourinha e  Agulha de tapeceiro, para o arremate. Veja o GRÁFICO DO CASAQUINHO PARA BEBE 9 MESES GRÁFICO MANGA CASAQUINHO DE CROCHÊ BEBE 9 MESES Depois das peças prontas, costure os ombros e as mangas ... Para o acabamento final faça: 1. Uma carreira de Pontos Baixos (pb) pelo avesso, como ele ficou em toda peça. 2. Uma carreira de Pontos Altos Relevos (par) pegando pela Frente (parf). 3. Para finalizar pregue os botões e    Para abot

GORRO DE CROCHE PARA BEBE COM TABELA DE MEDIDA E GRÁFICO

Olá, amiga (o)! Hoje quero te mostrar esse GORRINHO DE CROCHÊ  que fiz para Isabela, minha netinha, que chegará até 18 de agosto próximo.  Eu o  fiz para compor com a  Capinha de Crochê Isabela    postada no dia 17 de MAR próximo passado  .   Eu o queria muito simples porque a capa já tem muitas informações.  Inicialmente fiz apenas com PONTO ALTO e   MEIO PONTO SEGREDO, que você poderá ver nas fotos abaixo. Na execução do gorro, quando for executar os aumentos de pontos, prime por iniciar o Ponto Alto em "V",  inserindo a agulha sempre no primeiro Ponto Alto do "V" da carreira anterior.  Tecendo assim você cria esse efeito catavento na malha do seu crochê e seus aumentos ficam em perfeita simetria. Observe as fotos acima e abaixo. Veja como esse efeito é bem mais bonito do que pontos de aumentos aleatórios. Gostei do Gorro simples, no entanto para usar com a capa ele pedia algo a mais. Desmanchei 2 carreiras e fiz o bico com os leques da ca